- Ano: 2015
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode, Fred Ernst
Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeira infraestrutura pública financiada por crowdfunding.
A ponte The Luchtsingel está aberta. Décadas após sua separação, a ponte de pedestres com 400 metros de comprimento reconectou três distritos no coração de Rotterdam. A Luchtsingel foi iniciada e projetada pelo escritório de arquitetura ZUS, com sede em Rotterdam, e é a primeira peça de infraestrutura pública do mundo a ser realizada principalmente através de crowdfunding (financiamento coletivo). Juntamente com os novos espaços públicos, incluindo o Delftsehof, Dakakker, Parque Pompenburg Park, e o Parque na Cobertura da Estação Hofplein, uma "paisagem urbana tridimensional" surgiu.
"Baseado na ideia de temporalidade permanente, o Luchtsingel introduz uma nova forma de fazer cidade. Isso significa utilizar o caráter evolutivo da cidade e as formas existentes como ponto de partida. Por isso, desenvolvemos novos instrumentos de projeto, financiamento e planejamento", diz Elma van Boxel, sócia do ZUS.
Quando, em 2011, foi anunciado que um empreendimento de escritórios no distrito central de Rotterdam havia sido cancelado, deixando muitos espaços de escritórios existentes vagos como resultado, o ZUS decidiu tomar o assunto em suas próprias mãos. Eles utilizaram um antigo edifício de escritórios, o Schieblock, para desenvolver um laboratório da cidade, que atualmente atua como uma incubadora importante para jovens empreendedores. Com comércio no piso térreo, bar, aulas de culinária, centro de informações, e sua cobertura chamada de Dakakker, a primeira da Europa com agricultura urbana, ele tornou-se um protótipo para o desenvolvimento sustentável.
Depois, surgiu o Delftsehof, que se tornou uma das mais vibrantes áreas de entretenimento noturno da cidade, e após, o Parque Pompenburg para crianças, onde uma horta funciona de paisagismo ao lado do parque infantil. A cobertura da antiga Estação Hofplein está sendo desenvolvida como um espaço verde e local para eventos. Além disso, o Hofpoort, uma enorme torre de escritórios vazia na área, será trabalhada pelo ZUS nos próximos dois anos. Estes variados espaços públicos novos retornam à cidade esse antigo coração, tornando-o verde e habitável, com a ponte Luchtsingel funcionando como um elemento unificador. Simplesmente ao aumentar a acessibilidade para pedestres, a passarela de 400 metros de comprimento irá assegurar a sinergia entre os vários locais. Agora é possível caminhar desde a Estação Quarter ao norte, e para o Laurenskwartier via o Pompenburg. Essas conexões distintas conferem à área uma posição única no tecido urbano da cidade.
"A Luchtsingel, juntamente com os edifícios transformados e novos espaços públicos, conformam uma nova paisagem arquitetônica tridimensional", diz Kristian Koreman, sócio da ZUS.
O Processo
ZUS elaborou o plano Luchtsingel em 2011. No ano seguinte, como cocuradores da Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam (IABR), a área da estação foi renomeada para 'Terreno Teste de Rotterdam'. Consistia de dezoito intervenções, todas ligadas por uma rota contínua: a Luchtsingel. Para o financiamento, a campanha de financiamento coletivo "I Make Rotterdam" foi iniciada; por € 25 qualquer um poderia comprar uma placa inscrita com seu nome, e mais de 8000 delas foram vendidas. Em 2012, a 'Luchtsingel' recebeu o Rotterdam City Initiative, que permitiu a continuação do financiamento do projeto.